quinta-feira, 17 de julho de 2014

PARECE QUE JOGARAM UMA PÁ-DE-CAL NAS POLÍCIAS ESTADUAIS

Ontem na Câmara Federal foi aprovada uma matéria interessante em se tratando de segurança pública. A constituição brasileira reserva aos estados membros a atribuição de garantir a segurança pública. A  nova regra autoriza as guardas municipais a usarem armas e atuarem em algumas áreas que eram exclusivas da polícia do estado.
Isso que dizer que as guardas municipais poderão substituir em parte o serviço das polícias estaduais e assim acaba a hegemonia do estado nessa questão.
Se um prefeito for zeloso e quiser levar a sério essa missão, as cidades poderão ter índices de violência menores ou maiores dependendo do seu prefeito. Quem votar melhor terá cidade melhor.
Se o prefeito resolver instituir uma guarda municipal com inteligência ao invés de truculência, com equipamento de primeiro mundo e inteligência, o crime poderá sofre grandes perdas.
Agora fica mais fácil sonhar com uma cidade que tenha um prefeito que impeça a corrupção no seu governo e crie uma guarda inteligente, ai o brasileiro poderá depender menos do estado e da União. É só querer

Nenhum comentário: