quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O JOVEM QUER SABER QUEM VAI REPRESENTÁ-LO

Dizem ao adolescente que ele tem que ter responsabilidade, que precisa usar camisinha, e ele aprendeu rapidinho a não provocar gravidez precoce, a fazer sexo seguro e faz mais bem feito do que alguns idosos, que com o advento do remédio da ereção tornaram-se os mais novos rebeldes sem causa. Disseram para os adolescentes que eles precisam votar e ajudar a escolher  seus governantes, permitiram-lhe a obtenção do título de eleitor, mas não lhes abriram as portas dos partidos políticos e nem lhes explicaram como é o funcionamento dessas caixas pretas. Querem que eles votem, mas lhes apresentam candidatos que nada têm a ver com as suas preocupações. Se os candidatos são novos na idade, são velhos no pensamento, ou estão na política defendendo interesses que não são os interesses da juventude, mas de grupos ou quadrilhas que empregam famílias inteiras numa verdadeira pirataria pública. Na maioria das vezes os candidatos são “velhas raposas” que sabem como ocupar os espaços partidários e vencer eleições usando o mesmo dinheiro roubado do povo. Não deram ao adolescente a opção de colocar no quadro de candidatos o seu candidato, aquele que iria defender o seu direito a um estágio profissional, o direito ao primeiro emprego, o direito de se especializar em cursos profissionais, que deveriam ser pagos com as verbas públicas que hoje preferem bancar a corrupção, ou empregar um monte de parentes safados. Não deram ao adolescente a oportunidade de defender por exemplo, o seu direito de ir ao motel e de dirigir veículo. Claro que quem pode escolher o presidente da república deveria poder dirigir veículo. Negam-lhe esse direito e permitem que velhos com dificuldade motora, sem visão plena, sem audição e sem destreza sigam “barbeirando” pelas ruas. Alguns políticos nefastos querem é diminuir a menoridade penal, para prender jovens, quando deveria se preocupar antes, em prender políticos corruptos.
Pois é, disseram ao adolescente que ele tem que ter responsabilidade na hora de votar, mas lhes apresentam um monte de candidatos malandros, que em fotos sorridentes querem enganá-los dizendo que vão mudar tudo, mas só mudam o dinheiro público de lugar, tirando-o dos cofres públicos e colocando-o no bolso das suas famílias. O jovem segue sem lazer, sem esportes, sem motel, sem carro, sem emprego, sem estágio, sem porra nenhuma, mas com direito a votar na bandidagem das fotos sorridentes e ainda são criticados quando resolvem não votar em ninguém.
Há alguns meses eu ministrei uma palestra para os alunos da ETEC de Caraguatatuba sobre “Democracia e a iniciação do jovem na política”. Eu não sou jovem, ao contrário sou “velho”, mas ainda não senil, já que aos 72 jogo futebol, toco violão, pinto meus quadros, escrevo livros e ainda tenho tempo para amar, tenho um blog há dez anos, estou no facebook, whatsapp, internet, tenho conseguido acompanhar a evolução tecnológica e entender a linguagem da juventude que inclui o meu neto de 21 anos, totalmente antenado. Vi, e lembro-me com clareza dos olhares atentos e daquela plateia de 14 aos 19 anos de idade, na palestra da ETEC, lendo cada palavra que eu pronunciava. Falamos de Maquiavel, Rousseau, e outros pensadores de estado e nada lhes tirava a tenção. Fiquei impressionado porque achava que o tema seria chato. Não foi. Vi ali um quadro de expectativas que não são atendidas. Vejo que todos os candidatos estão "preocupados" com a segurança, educação, saúde, mas nenhum está falando a linguagem do jovem, que tem as suas necessidades excluídas de quaisquer discursos políticos. E as perguntas? Me fizeram cada uma!

Ontem, na rua, o amigo Flávio alertou-me sobre essa falta de enfoque na juventude, e hoje eu acordei com isso na cabeça. Queria dar uma satisfação à juventude. Eu, que tenho algum prestigio nos meios políticos, quero reservar uma legenda partidária, e entregá-la à juventude de Caraguatatuba para que ela decida sobre a escolha do diretório municipal, organize o quadro de filiados somente com jovens, amigos e familiares dos jovens filiados, com a finalidade de elegerem seus candidatos nas eleições futuras. Se eles quiserem, eu lhes entrego o PROS, sem qualquer preocupação, assim que acabarem as eleições, e se não for essa a sigla de sua simpatia nós iremos juntos buscar outra sigla, e a juventude vai ser, por certo, o grande sucessor desse bando que está atualmente contaminando a vida política do Brasil. Se os jovens quiserem é só fazer contato e nós começaremos a filiá-los, para depois das eleições substituirmos o atual diretório do PROS pelos “novos” titulares. Posso ajudar mesmo que nem filiado eu seja. O que se quer é ver o Brasil em mãos menos corrompidas. Fica ai a dica aos nossos meninos e meninas. Meu E-mail é joaolucioteixeira@gmail.com  e podem ocupar o PROS que nós os atuais titulares entregaremos com o maior prazer. Pessoas que têm título de elçeitor podem filiar-se, mesmo que menores de dezoito anos. Chegou a hora da grande mudança, até porque, ou os jovens assumem o Brasil ou teremos que devolvê-lo a Portugal em situação pior do que o recebemos. 
João Lúcio Teixeira- Deputado Estadual - nº 90.190- PROS-SP

Nenhum comentário: