quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NA VENEZUELA DE CHAVES E MADURO A OPOSIÇÃO VAI PRA CADEIA

A Venezuela enfrenta, cinco dias após obter um dos assentos rotativos do Conselho de Segurança da ONU, sua primeira prova: o alto comissário da organização, Zeid Ra'ad Al Hussein, disse estar preocupado com a detenção do dirigente da oposição venezuelana Leopoldo López e solicitou às autoridades venezuelanas sua imediata libertação.
López, de 43 anos, está detido na prisão militar de Ramo Verde, nos arredores de Caracas, desde o dia 18 de fevereiro, acusado de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndio, incluindo responsabilidade pelas ações violentas que ocorreram após um protesto no centro de Caracas no dia 12 desse mês. Se a culpa for confirmada, o ex-prefeito do município caraquenho de Chacao pode ser condenado a até 10 anos de cadeia.
O pedido se contrapõe à postura de Caracas durante os Governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro: A Venezuela é um país soberano e independente e ignora as exigências das organizações multilaterais às quais pertence. Na semana passada, a Procuradora-Geral da República, Luisa Ortega Díaz, reiterou esse ponto de vista em uma entrevista coletiva ao se referir a uma declaração do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da ONU, que pediu não só a libertação de López, mas também a de seu companheiro de partido, Daniel Ceballos, ex-prefeito de San Cristóbal, cidade onde ocorreram os maiores focos de protestos contra o Governo entre fevereiro e junho desse ano. Esses movimentos causaram a morte de 43 pessoas, segundo números oficiais.
FONTE: El Pais

NOTA NOSSA: Esse não é um modelo de política a ser copiado.

Nenhum comentário: