quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O BRASIL NÃO PODE SER PALCO DE AVENTURAS

Arriscar o voto é ser incauto. O governo atual do Brasil a gente enxerga e sabe como é com seus defeitos e virtudes. O outro pode ser uma grande decepção e para tirá-lo de lá depois, será muito difícil. Vide o que ocorre em Caraguatatuba onde o governo do PSDB é um desastre e ninguém consegue tirar a figura do trono, Se o Aécio pregar a bunda naquele trono de Brasília e o seu governo for tão ruim como foi em Minas onde os mineiros não votam nele, vamos ter que dormir com o inimigo por muitos anos, porque o nosso próprio dinheiro público vai servir para ele se garantir por lá. Melhor é votar com segurança. O Aécio pode não ser uma opção segura. Meus netos nunca irão me perdoar se eu os levar a uma aventura tão perigosa. O Brasil do FHC não era melhor do que o Brasil que se tem hoje e dizer que o Brasil vai bem porque o FHC o deixou bem é, no mínimo, uma manifestação de insanidade política, porque os adeptos do Getúlio Vargas, do Juscelino, Itamar Franco, Collor, poderão desejar o mesmo tratamento e dizer que o Brasil de hoje só vai bem porque eles o deixaram bem. O atual sistema tem problemas mas não dá pra aventurar, com os defeitos que esses tucanos mostram. O Geraldo consegue controlar a assembleia dos deputados paulistas de modo que os deputados estão todos comendo em seu coxo e isso é temerário porque ao invés de fiscalizarem os atos do governo batem palmas o tempo todo. Se os corruptos são do PT ou do PSDB, e estando claro que os dois têm seus problemas, trocar seis por meia duzia, não traz vantagem alguma. À quem avalia sem paixões ou ódios, resta concluir se é hora de trocar o sistema de governo e voltar ao que já é passado. Parece, sem paixão nem ódio que não dá para trocar agora. A alternativa não parece confiável.
Escrevi essa matéria em plena madrugada com a alma tranquila, o coração sereno, sem barulho, sem frio nem calor, em momento de reflexão. Eu estava absolutamente sóbrio. Depois de cumprir o ritual do necessário xixi noturno pra voltar a dormir o sono dos justos. Custei muito para conseguir a propriedade do meu voto e não vou confiá-lo a alguém que mostra defeitos iguais ou piores do que os defeitos dos que estão no poder. Meu voto vai para a certeza e mesmo crescendo só 0,3% eu prefiro seguir a trilha que eu consigo enxergar e que não está coberta de folhas a ofuscarem a minha visão. Serei pragmático e vou tentar mais um pouco porque acho que o risco é menor.
Me lembro de um dos idosos da praça que trocou a antiga esposa pela namorada bem mais nova e morreu de tristeza por ter cometido um erro tão grave. Morreu lamentando. Trocar o que se tem pelo que não se sabe se vai ter, pode não ser bom. Mais vale uma pequena luz do que uma escuridão completa. Se o Aécio não convence os mineiros que moram em Minas, não irá me convencer também. Só vou trocar o que eu tenho por algo garantidamente melhor. Na dúvida "pro réu" e se o réu for o atual sistema de governo eu prefiro absolvê-lo ainda que condene alguns de seus erros, não dá pra medir o futuro do Brasil, comparando a Dilma e o Aécio, que são mortais, mas as vocações de cada um dos sistemas que eles representam. Confesso que tive dúvidas entre votar e não votar, já que não sou mais obrigado a fazê-lo, mas resolvi e vou votar com todo o respeito aos que pensam diferente de mim. Se você não concordar comigo, respeite o meu posicionamento e eu respeitarei o seu, como recomendava o velho Chico Xavier para que saibamos conviver com as diferenças em nome da paz universal. A liberdade de escolha é um patrimônio maravilhoso.

João Lúcio

Nenhum comentário: