sábado, 28 de fevereiro de 2015

QUEREM ACABAR COM A REELEIÇÃO

A reforma eleitoral que está sendo proposta acaba com a reeleição do executivo, o que impedirá que  prefeitos governadores e presidente da república possam ser candidatos. 
Isso é bom porque evita a personalização do voto que muitos eleitores decidem pela pessoa e não pelo partido, ou pela proposta, o que é de certo modo perigoso já que nem sempre a vitória nas eleições é assim tão legítima, por que viciada por algum discurso elaborado de quem paga a parte da imprensa para permitir-lhe espaços na mídia em troca de favores públicos.
O que não se falou ainda, nas discussões sobre reforma eleitoral é na limitação de eleições para deputados e vereadores, o que seria muito bom para que o pais fique livre dos políticos profissionais que vivem décadas enfiados em gabinetes sem grandes contribuições sociais.
Há, entretanto, gente de fora do grupo palaciano querendo que seja incluída a limitação de no máximo uma reeleição para deputados e vereadores. 
Se o cargo público for considerado como uma forma de o cidadão doar parte da sua vida em favor das coletividades, o político poderá dedicar-se aos seus filhos e netos depois de cumpridos os seus dois mandatos, e assim abrirá espaço para novos benfeitores. 
Se já fosse assim, certamente o Sarney teria cuidado melhor dos seus filhos e netos e a Roseane não teria feito tantas cisas erradas lá na Maranhão, ou quem sabe os filhos de outros políticos profissionais não estariam pelas ruas fazendo bobagens. 

Nenhum comentário: