domingo, 22 de novembro de 2015

CARAGUÁ MAIS VIOLENTA

Com as noticias de mais crimes, a cidade de Caraguá vai se firmando no topo da lista das cidades mais violentas do estado de São Paulo. Homens mascarados atiraram contra vários jovens que estavam em um bar, cena comum na cidade com resultados sempre dramáticos. 
A cidade não tem políticas de geração de emprego e profissões e, por falta de investimentos no ser humano vê seus jovens mantando e sendo mortos na periferia a cada dia mais perigosa. 
Há policiais presos sob a acusação de grupo de extermínio, há indícios de que a violência deixa os limites dos crimes passionais ou eventuais e passa para a esfera da criminalidade profissional, que envolve até policiais. Não há como se culpar a polícia porque ninguém é condenado sem defesa, mas parece que não é só bandido matando bandido.  Tendo em vista que até autoridades públicas são acusadas de uso ou tráfico de drogas e bebidas, pode imaginar-se que Caraguá precisa de melhor sistema de esclarecimento desses crimes, quase nunca esclarecidos. A impunidade junto com a falta de políticas sociais, tem como resultado este quadro lastimável de violência urbana exacerbada.
Alguns não gostam que falem desse assunto por entenderem que ele denigre a imagem da cidade, e prejudica o turismo. A verdade é que não se deve enganar o turista escondendo os próprios defeitos ou os possíveis investidores que tenham intenções de se fazerem presentes na cidade.
A prefeitura, câmara municipal, ministério público, policias e a sociedade organizada precisam assumir a responsabilidade e exigirem investimentos em trabalho e profissão, e esclarecimento desses crimes para que seja possível combatê-los na origem.
Se não houver uma correção imediata dessa rota do crime, a cidade vai desaparecer do cenário turístico e sem outras formas de produção de riquezas a tragédia social será completa. Os políticos que enriquecem no poder, certamente estarão longe de Caraguá, quando nada mais de bom restar.
Isso não é o que se deseja, mas o que se vê na realidade atual onde o atual prefeito assim que assumiu o cargo em 2009 desligou as cerca de 20 câmaras de segurança e nunca mais ligou. Parece que combater o crime não é prioridade para a atual administração pública que vai acabar, em ano eleitoral, colocando a culpa da sua incompetência na Dilma.
A cidade está socialmente abandonada, sem rumo e sem responsabilidade social. Uma pena que não haja sequer algum plano que indique o futuro da uma cidade tão bela e importante do litoral norte paulista.

Nenhum comentário: